Xpenology 7.0.1 no Vmware Workstation


Sou um grande fã da Synology há anos!
Antigamente, o XPenology era uma ótima maneira de ter uma instância virtualizada de um Synology NAS que você poderia executar como uma máquina virtual.
Desnecessário dizer que fiquei super empolgado ao saber que um novo loader havia sido desenvolvido permitindo a criação de uma versão DSM 7.x do XPenology.
Minha jornada começou com vários sites e alguns vídeos antigos, usando VMware Workstation no geral nenhuma parecia funcionar corretamente.
Tenho o prazer de dizer que agora posso compartilhar esta com você uma maneira simples e pratica de criar uma máquina virtual e instalar o DSM 7.x. Existem algumas versões disponíveis usando o método redpill, e estou usando a versão mais recente da plataforma, que é a DS3622xs+.

Deixarei aqui uma VM padrão para a base.

Preparação da VM

Observe os detalhes destacados.

Importe ela no VMWare Workstation e siga os passos a seguir.
– Baixe os VMDK aqui , e descompacte-os na pasta da VM.
– Adicionar um disco existente do tipo SATA, escolha o arquivo tinycore-redpill.v0.4.5.vmdk. Certifique-se de modificar a configuração em avançado e escolher SATA 0:0.
– Adicionar novo(s) disco(s) rígido(s). Estas serão suas unidades de dados. Novamente, certifique-se de selecionar cada unidade e configurá-la para usar o controlador SATA. Adicione todas as unidades de dados ao SATA 1:x.

Inicie a máquina virtual. Quando o TinyCore Desktop for exibido, clique com o botão direito na área de trabalho e selecione “Aplicativos”. Em seguida, selecione “Terminal” e pressione “Enter”. No terminal, digite “ifconfig” para obter o endereço IP da máquina virtual.

Em alguns casos, você pode precisar usar as setas do teclado para destacar “Aplicativos” e, em seguida, destacar “Terminal” antes de pressionar “Enter”.

Após essa etapa, é hora de estabelecer uma conexão SSH usando o seu cliente SSH local. Desta forma, você terá a vantagem de copiar e colar os comandos listados com mais facilidade.

Usuário SSH: tc
Senha SSH: P@ssw0rd
Depois de estabelecer uma conexão SSH com sucesso, execute os seguintes comandos (uma linha por vez):
sudo su
./rploader.sh update now
./rploader.sh serialgen DS3622xs+
./rploader.sh satamap broadwellnk-7.0.1-42218
./rploader.sh backup now
./rploader.sh build broadwellnk-7.0.1-42218 auto
poweroff
Depois que a máquina virtual for desligada, edite as configurações da máquina virtual e defina o endereço MAC personalizado no adaptador.
Ligue a VM novamente.
Selecione a segunda opção no menu de inicialização (SATA).
Se você perder, reinicie a VM e tente novamente. Você só precisará fazer isso na primeira vez, depois que as reinicializações subsequentes lembrarão sua escolha.
Aguarde cerca de 1-2 minutos e você poderá encontrar o Synology usando find.synology.com ou baixar o Synology Assistant aqui.

Instalação do DSM

Se o seu vDSM for encontrado, o Synology Assistant deve exibir o contrato EULA (se não aparecer, você pode selecionar o dispositivo descoberto e clicar em  Conectar ). Depois de concordar, seu navegador deve abrir a tela de configuração para instalar/configurar o DSM.
– Clique  em Configurar
– Clique  em Instalação manual
– Clique  em Procurar  e selecione o  arquivo .pat baixado aqui.
– Clique em Instalar agora.
– Confirme que todos os dados serão apagados dos discos existentes.
– Após a conclusão da instalação, um contador de reinicialização será exibido. Você pode monitorar o console da VM para ver quando a VM for reinicializada e estiver de volta na tela Happy hacking. Em seguida, você poderá carregar o console da Web do DSM em https://<endereço IP>:5000, (o endereço IP é mostrado no Synology Assistant) e continuar a configuração do DSM.
Conclua a tela de configuração da conta do administrador: atribuindo o nome do host e criando o usuário administrador.
– Preencha a tela de configuração de atualização e manutenção do DSM: escolha a opção para ser notificado sobre atualizações, evite atualizações automáticas.
– Na tela Configurar QuickConnect, clique no link na parte inferior da página para ignorar esta etapa.
– Na tela de configuração final, deixe a opção de compartilhar sua localização com Synology desmarcada.
O DSM deve carregar normalmente.

Uma resposta para “Xpenology 7.0.1 no Vmware Workstation”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *